O site Voyage: the Trans-Atlantic slave trade database, guarda um registo de várias embarcações de viagens transatlânticas de escravos. O trabalho da unidade 2 consiste em fazer uma análise do comércio Atlântico de escravos, para isso utilizaremos o conjunto de informações contidas no site. Segue abaixo um tutorial de como conseguir as informações (clique em cima das imagens para ampliar):
1- Após acessar o site Slave Voyages, você pode traduzir a página apertando com o botão direito do mouse.
2- Para pesquisar na base de dados é preciso utilizar o menu superior.
3- Na tela seguinte você deve informar o período da pesquisa (1514 até 1822) e definir a bandeira do país que você está pesquisando.
5- Após apertar "está bem", aparecerá uma tela muito importante que contém alguns dos dados necessários para a pesquisa, então é importante capturar essa tela e colocar no trabalho.
6- Outra tela importante para capturar são as tabelas. Para configurá-las, você deve escolher o período de 25 anos, o critério para expor a tabela (ex: bandeira, portos de embarque, portos de desembarque, etc) e em seguida escolher que informação você quer que seja mostrada levando em consideração o critério de cima (ex: soma de escravos que desembarcavam, percentual médio masculino, etc).
7- Por fim, você deve tirar uma captura de tela da parte da tabela correspondente ao seu país de pesquisa e fazer uma tabela para cada um dos critérios descritos no plano de ensino (Volume de escravos trazidos às Américas; portos de desembarque; portos de embarque; identificação dos escravos por idade e sexo).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir